Rede Wifi ou Rede Cabeada?

Postado por Kauan Jenger em 19/08/2016

Uma estrutura de rede é formada por dois ou mais conjuntos de maquinas eletrônicas, que se comunicam entre si e trocam informações. Sendo assim, em um ambiente corporativo de uma empresa, é fundamental ter uma boa estrutura de rede, para que não haja o comprometimento na troca de informações, no compartilhamento de recursos como programas, equipamentos e dados disponíveis para usuários ativos na rede, além de serviços de e-mails, acesso à web, vídeo conferencia e acesso a banco de dados hospedado em um servidor.

Pensando em um bom desempenho, o que seria melhor entre uma rede cabeada ou uma rede Wi-Fi?

      

Tratando-se de tarefas cotidianas e corriqueiras como envio de e-mails, troca de arquivos com o servidor e para uso de internet em geral a rede wireless não oferece grandes riscos e não compromete o andamento corporativo.

Porém devido à interferência de aparelhos de telefone sem fio, distância, paredes e redes wireless próximas, se utilizado um sistema ERP (softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema) irá enfrentar problemas com a rede wireless. Um dos grandes problemas ocasionados são as percas de informações na comunicação do sistema ERP com o banco de dados hospedado em um servidor em rede e o corrompimento desta base de dados.

O custo para se montar uma estrutura de rede wireless adequado para o seu empreendimento é muito superior de uma rede cabeada. 

Além do menor custo, a vantagem de se utilizar uma rede cabeada está na integridade dos dados e informações trocadas na rede, não sofre interferências ou comprometimento no desempenho entre computadores disponíveis em salas e andares diferentes.

Em algumas empresas, optam-se pela a utilização das duas redes integradas visando na mobilidade que a rede sem fio oferece na conexão com tablets e notebooks e na segurança e desempenho que a rede cabeada possui.

Sendo assim, não podemos dizer que existe uma rede melhor e sim a rede na qual se adéqua a realidade da sua empresa e do seu investimento.