Como proteger seu computador de vírus.

Postado por Natália Freitas em 16/09/2016

Atualmente, o medo de ser infectado pelos vírus soltos em vários sites é cada vez mais comum. Esses vírus estão se desenvolvendo a cada dia mais por causa das novas tecnologias que são desenvolvidas para computadores pessoais, como pagamento de contas, compartilhamento de arquivos entre usuários, entre outros.
Infelizmente, hoje não basta somente ter o antivirus instalado na máquina, pois as chances de ser infectado continua grande. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a aumentar a segurança dos seus dados tanto na sua agência, quanto na sua residência.

1. Antivírus
O software de segurança é fundamental para a proteção da sua máquina, é possível encontrar programas bons para sua proteção, porém se você tiver condições para isso, escolha uma versão paga, pois o software é superior ao gratuito já que oferecem amplo suporte.

2. Firewall
O firewall trabalha em conjunto com o antivírus, ele é responsável por encontrar elementos duvidosos antes que ele se hospede na máquina.

3. Antispyware
Esse software é responsável por realizar varreduras no camputador com o objetivo de tentar eliminar do sistema "spywares", que são programas deixados pelos hackers com o objetivo de recolher suas informações pessoais.

4. Sistema Operacional
É fundamental que sua máquina esteja com o sistema operacional atualizado, pois com os sistemas operacionais desatualizados é mais fácil para os hakers conseguirem se infiltrar no PC. Para isso, pode-se optar para deixar que as atualizações ocorram de forma automática ou manual pelo usuário.

5. Não acesse links desconhecidos
Como sabemos, é bastante comum receber e-mails com algum link de caréter duvidoso, por esse motivo, NUNCA acesse os links de e-mails com fontes desconhecidas ou que você não está ciente do motivo que recebeu a mensagem eletrônica.

6. Não envie dados pessoais por e-mail.
Com a senha do seu e-mail, é possível que os hackers tenha acesso á todos os seus e-mails enviados e recebidos, por este motivo, evite ao máximo compartilhar informações pessoais, como senhas de contas bancárias por exemplo.

7. Utilizar senhas diferentes para todas as contas que possuir.
Se alguém conseguir descobrir a senha de uma de suas contas, não será possível acessar uma outra com as mesmas informações, pelo menos as outras contas estarão protegidas. e verificar – no canto inferior esquerdo a barra de status do navegador – qual o local que você será encaminhado se clicar nele.Caso se trate de um “.exe” quer dizer que é um executável, ou seja, um programa, provavelmente, e não site. Então, a possibilidade de ser um malware é muito grande.O “.scr” geralmente se refere a protetores de tela, o que costuma confundir o usuário. Evite, sempre que possível clicar nos links que aparecem com tais extensões.

8. Cuidado em Downloads.
Os downloads é um fator que mais se ocasiona vírus nas máquinas, preste atenção em todos os passos, nos programas adicionais que o instalador ofereced e no site que você está realizando o download. Evite aceitar tudo no download, pois o vírus pode ser um desses programas recomendados, uma dica para saber o que pode-se ou não aceitar é passar o mouse em cima do link (sem clicar)

9. Sites de Confiança
Certifique-se que o site que está acessando é de confiança.

Com isso, a Visual Set espera que seus dados fiquem portegidos e sua máquina possua uma vida útil melhor.

 

Referências

https://seguranca.uol.com.br/antivirus/dicas/curiosidades/10-maneiras-simples-de-proteger-seu-computador.html#rmcl