Mesmo que a concorrência no comércio eletrônico seja cada vez maior, é possível se destacar e abrir vantagem competitiva no segmento. Para ajudar nesse processo de melhoria, SEMrush, líder global de marketing digital, desenvolveu uma pesquisa para entender as melhores práticas do mercado e auxiliar empresas do setor a aumentarem a sua capacidade de conversão em vendas.
Entre as práticas estão:
Sites responsivos
Isso significa que além de funcionarem em desktops, os sites também precisam ser simples e entregar aos visitantes a melhor experiência de navegação nos dispositivos móveis, que hoje em dia já são responsáveis por 32% das vendas, de acordo com o último relatório do Ebit.
Velocidade
Quando os usuários navegam em um e-commerce e ele responde lentamente, o Google entende que prejudica a experiência do usuário, portanto, abaixam a sua nota. As empresas devem estar atentas à velocidade do carregamento do site via mobile também.
Esquemas de marcação
Outra recomendação da SEMrush para melhorar o desempenho dos e-commerces é adicionar esquemas de marcações ao site para celulares, isso melhora a visibilidade nos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, é interessante colocar comentários e classificações para destacar depoimentos e converter mais vendas.
Imagens
Para uma boa experiência de compra, é necessário investir em fotos de qualidade do produto e na otimização correta das imagens com atributos alt, como tags com foco nas palavras-chave. Assim, as imagens têm maiores chances de aparecer nos pacotes de imagens da SERp e, possivelmente, aumentar os cliques no site. Para poder avaliar assertivamente o e-commerce, é necessário fazer auditoria nele, isso porque entre os principais sites de comércio eletrônico, 15% possuíam tags de alt ausentes.
Backlinks
Neste meio também é importante ficar de olho nos concorrentes. Seguir o exemplo deles, como as táticas e quais tipos de backlinks são mais utilizados. O ideal é criar um perfil diversificado de backlinks para o seu próprio site, para que não perca competitividade.
Gatilhos emocionais
Utilizar gatilhos como “frete grátis” geralmente criam o sentimento de urgência no consumidor. Por isso, o volume de vendas costuma ser maior, já que muitas pessoas compram por impulso. Essa tática além de atingir quem é mais ansioso e propenso a comprar, também é assertiva para aqueles que já estavam desejando efetuar a compra mas esperavam algum estímulo como promoções.
Ficar de olho na concorrência
Para aperfeiçoar o SEO, é necessário procurar pequenas falhas, como erros de duplicados ou links quebrados, que podem afetar a capacidade de rastreamento do site. Corrigi-las é fundamental para o crescimento do e-commerce.
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Fonte: @eCommerce News