Loja de produtos sustentáveis intensifica vendas no e-commerce durante a crise

Postado por Visual Set em 10/11/2020

Uma norte-americana que vive no Brasil há 13 anos montou, em 2018, uma loja só com produtos que não geram resíduos. Hoje são mais de 400 itens lixo zero.

A empresária Lori Vargas investiu R$ 100 mil para abrir o negócio. E nesse período tem observado mudanças no comportamento dos vizinhos, que hoje levam até papéis para ela reaproveitar nas embalagens.

A maioria dos produtos da loja é comprada de pequenos fornecedores. Tem escova de dente de madeira, bucha de juta e creme dental de folha de jambu. A proposta é usar cada coisa o máximo possível.

Para enfrentar a pandemia do coronavírus, Lori intensificou as vendas pelo e-commerce, e elas triplicaram. Mas a crise deixou um rastro de queda de 50% no faturamento, que hoje chega a R$ 15 mil.

Também por causa da pandemia, pelo menos 10 pequenos fornecedores da loja fecharam as portas.

“Tem muita gente que está fechando. Fico emocionada, porque essas pessoas que trabalham comigo, eu conheço os nomes delas, os filhos delas, então você se sente muito mal”, lamenta Lori.

Mas tem histórias boas também. Luciana Caran, uma das fornecedoras, não só sobreviveu, como cresceu 10% na crise. Ela vende panos de cera, produzidos em quatro tamanhos, para serem usados no lugar de filme plástico para embalar frutas ou fechar vasilhas.

Luciana trabalha em casa e diz que a economia com o pano de cera é de 50%, se comparado ao uso de filme plástico durante um ano. E depois, o pano se decompõe na natureza, ou vira um subproduto.

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Fonte: @G1