Especialista comenta estratégias que podem ser adotadas para aumentar vendas no Dia do Consumidor, considerado a Black Friday do primeiro semestre.
No dia 15 de março é comemorado o dia mundial dos Direitos do Consumidor. Nos últimos anos, a data vem sendo considerada a Black Friday do primeiro semestre, visto que muitas empresas aproveitam o Dia do Consumidor para oferecem descontos e condições especiais aos clientes.
Segundo pesquisa realizada pela Social Miner, o mercado virtual faturou R$3,62 bilhões de reais nos primeiros dias do mês, com crescimento de 23,5% em relação a quinzena de fevereiro do ano de 2020. Esse crescimento demonstra que a data pode ajudar a impulsionar as vendas não só neste dia 15, mas ao longo de todo o mês.
Para 2021, estima-se que 32% dos consumidores aproveitem as ofertas do Dia do Consumidor, de acordo com levantamento da Alli N & Social Miner, em parceria com a Opinion Box. Mas para garantir sucesso na estratégia de vendas, é preciso planejamento.
"Impulsionados pela pandemia, todos os dias milhares de empreendedores abrem uma loja virtual e milhares de consumidores realizam compras no mundo digital. Estar no mundo online e vender em múltiplos canais tornou-se algo essencial e aproveitar algumas datas, como o Dia do Consumidor, pode ajudar a potencializar as vendas e fidelizar novos clientes”, disse Pedro Henrique Freitas , CEO da Loja Integrada.
Segundo Freitas, dentre as principais ações realizadas nessa data estão a oferta de cupons de desconto, sorteios nas redes sociais da loja e promoções com itens encalhados no estoque.
Mas, quais outras iniciativas podem ajudar a alavancar as vendas? A Loja Integrada, plataforma de e-commerce focada em pequenas e médias empresas, listou algumas dicas para lojistas de primeira viagem que irão participar da data no mundo online.
Veja como se destacar e garantir vendas de sucesso no dia do consumidor
Comunicação com o cliente
O especialista destacou que o contato com o cliente deve existir em todos os canais de comunicação, afinal é com base nessa experiência que o consumidor irá avaliar a possibilidade de uma nova compra.
“Abra espaço para que o cliente consiga tirar possíveis dúvidas e até realizar a compra de forma mais fácil e interativa”, recomendou.
Produtos em evidência
Outo aspecto importante é saber escolher os produtos que mais chamam a atenção do consumidor, de acordo com o seu nicho de mercado. A ideia é optar pelos itens mais competitivos e que estão em alta no momento.
“Reflita sobre o cenário atual que o país está passando e escolha materiais que possam auxiliar neste momento”, indicou Pedro Henrique Freitas.
Aposte na divulgação
Após definir as estratégias de promoção e divulgação, é hora de criar um volume de publicações nos canais que mais recebem visitas.
“Se a sua comunicação é feita por WhatsApp, aposte em alertas de promoções. Além disso, vale investir em posts patrocinados nas redes sociais, e stories, de forma orgânica. Destacar os produtos no banner da sua loja também é uma ótima estratégia de divulgação.”
Proporcione vantagens
Os clientes estão sempre em busca das lojas que oferecem as melhores vantagens. Por isso, esse é um aspecto que também deve ser levado em conta.
Essa vantagem pode ser concedida em diversos formatos, são eles: cupom de desconto, frete grátis, brindes ou vouchers.
“Tenha em mente que a facilidade de compra é algo atrativo e resulta em uma satisfação maior.”
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Fonte: @Folha+