Pelo segundo ano consecutivo, o Dia dos Namorados será celebrado durante o período de pandemia. Assim como aconteceu com outras datas comemorativas importantes para o varejo, como o Natal e o Dia das Mães, as vendas digitais de presentes ainda devem ter importância, mesmo com a flexibilização de funcionamento do comércio físico.
Dia dos Namorados: apelo emocional deve fazer mais sucesso em 2021 (Foto: Michelle Leman / Pexels)
No ano passado, com boa parte das lojas ainda sob restrições mais rígidas, o Dia dos Namorados registrou um crescimento de 91% em faturamento on-line, em relação ao mesmo período em 2019, segundo o Ebit/Nielsen. O tíquete médio foi de R$ 452 e o total movimentando foi de R$ 4,1 bilhões.
Para 2021, há uma pesquisa da Shopee Brasil que aponta uma estimativa de tíquete médio na casa dos R$ 240, acima dos R$ 210 registrados no Dia das Mães. O varejo físico também está otimista, com previsão de alta de 29,4%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mas ainda 4% a menos do que foi feito em 2019.
O especialista em varejo e confundador e mentor do Gestão 4.0, Alfredo Soares, afirma que o e-commerce ainda será fundamental para a data comemorativa em 2021. Ele diz que para conseguir ter melhores resultados no Dia dos Namorados é preciso, primeiramente, pensar em resolver a dor do seu público e gerar identificação com o seu produto. Presentes com apelo emocional podem ter mais sucesso na data.
O especialista adianta que não existe uma "receita de bolo" pronta sobre como ter uma melhor presença no digital. As possibilidades são inúmeras e variam de acordo com cada perfil de marca e de cliente. No entanto, ele aponta alguns caminhos e diz que curadoria, acesso a produtos exclusivos e eventos on-line costumam ser estratégias que ajudam a gerar fidelidade e vendas.
A pedido de PEGN, Soares listou algumas dicas para que os empreendedores consigam turbinar o e-commerce a tempo de ter bons resultados. Confira:
Alfredo Soares, cofundador e mentor do Gestão 4.0 (Foto: Divulgação)
1. Traga as pessoas para o seu e-commerce
A primeira dica do especialista é colocar toda a equipe de tecnologia para gerar tráfego para o produto que você quer vender no e-commerce. “Tentar vender um produto sem uma fonte de tráfego para ele é como colocar uma loja no deserto, e você vai assistir os seus esforços minguarem”, afirma.
Soares menciona um dos cases do Gestão 4.0, a marca Tri-Jóia. A empresa liderada pelo empreendedor Whill Silva criou o conceito “Quem é seu parceiro de All In?”, que pretende desmistificar os clichês românticos da data e retratar o dia a dia da vida a dois e a parceria de casais na tomada de decisões importantes.
Consumidores da Tri-Jóia, incluindo alguns casais formados por empreendedores conhecidos como Tallis Gomes, fundador da Singu, foram convidados a contar suas histórias em vídeo, e as joias usadas por eles estão nas vitrines do e-commerce e da loja física. “O conceito de identificação com o público está criado, agora é preciso trazer esse consumidor para o produto, gerar tráfego para ele”, explica o especialista.
2. Tecnologia e redes sociais são a chave do negócio
Usar as redes sociais para se aproximar do consumidor é ainda mais imprescindível em datas como essa, na avaliação do especialista. Por meio destes canais, sua marca pode entender quais soluções o cliente precisa e aplicar as estratégias no marketing digital. “Hoje, o que se compra são serviços, não apenas produtos. Vender é encantamento, é conectar-se, é resolver problemas e oferecer soluções. Traga ferramentas de Experiência do Cliente e de Gestão. Invista no digital da sua empresa, este investimento é chave do seu negócio”, sugere.
Use todas as ferramentas das redes sociais a favor da sua empresa: abra caixas de perguntas, faça pesquisas, interaja. Marcas que já tinham uma atuação relevante nestes canais conseguiram mais resultado durante a pandemia. Soares ressalta que esse aprendizado só é possível de ser alcançado com frequência e consistência nas publicações.
Ele acrescenta, ainda, que o maior tráfego para o e-commerce virá dos sites de busca e das redes sociais. Por isso, é importante investir nesses meios para se destacar. "Se você não tem como investir em marketing digital agora, seja por meio de uma empresa especializada, ou um profissional para isso, comece pelo mais simples. Há sites gratuitos nos quais é possível desenvolver artes que melhoram a imagem das redes sociais e engajam melhor os produtos ou serviços que você quer vender", explica.
Presente de Dia dos Namorados 2021: prepare seu e-commerce para vender mais (Foto: Victoria Emerson / Pexels)
3. Aponte na variedade de produtos e tíquete médio acessível
Soares diz que a oferta de produtos complementares pode ajudar a aumentar a experiência do cliente nas vendas e, consequentemente, o tíquete médio. "Assim, você acaba motivando-o a comprar mais itens por um preço mais em conta. Nesse período, é um diferencial oferecer uma experiência junto com um produto, inclusive porque muita gente pode estar distante e você não pode perder a sua venda por causa disso."
4. Olhe para os novos clientes
O Dia dos Namorados deve atrair um fluxo de novos consumidores para o seu e-commerce. É hora de tentar fisgá-los para que voltem mais vezes. Soares sugere que o empreendedor dedique um espaço no site para a captação de leads, armazenando de e-mails e informações para comunicação com esses possíveis clientes. "É fundamental que você mantenha contato, ofereça novidades e promoções quando for pertinente. Quando for criar futuras campanhas, esse tipo de ação vai te ajudar."
5. Destaque o seu produto principal e promova ofertas relevantes
Logo de cara, apresente o seu produto principal para a data. Abaixo dele, insira um campo com produtos relacionados, para aumentar as chances de venda. "O cliente, na maioria das vezes, procura algo além de uma simples compra. Ele busca coisas que despertam a necessidade ou o desejo por outros produtos que também sejam agradáveis para presentear", explica o especialista.
A dica é usar o Google Merchant Center, que permite ao consumidor visualizar produtos relevantes na consulta sobre qualquer segmento. "Nesse período de pandemia, o Google criou recursos para ajudar pequenos negócios a atravessar a crise", afirma Soares.
6. Invista em interação e pontualidade
A pesquisa da Shopee identificou que 31% dos clientes pretendem comprar o presente cerca de uma semana antes do Dia dos Namorados. Dessa forma, é preciso que seu e-commerce esteja preparado para atender à demanda e entregar a compra no prazo. "O seu cliente compra algo para que o presenteado receba na data, ou antes, nunca para depois."
Da mesma forma que a pontualidade é importante, a interação também é. Um chat ao vivo pode ser um diferencial para tirar dúvidas em tempo real do cliente e garantir a venda. Soares sugere que o empreendedor desenvolva uma linguagem própria, que seja marcante e ajude a criar uma personalidade para a marca.
7. Venda serviços e experiências e não apenas produtos
A pandemia fez com que o consumidor revisse prioridades na hora de comprar produtos e serviços. As redes sociais são fundamentais para que o empreendedor consiga medir a temperatura da adesão ao que está oferecendo.
"O Dia dos Namorados é uma data de aproximação, de afeto, e estamos vivendo isso no meio de uma pandemia. O seu produto ou serviço precisa manter o apelo da data,
porém adequado ao período em que estamos vivendo. Os jantares românticos, por exemplo, podem ser mais exclusivos, com experiências mais exclusivas. É preciso vender experiência para o cliente", afirma Soares.
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Fonte: @PEGN