O Pix é uma realidade para boa parte dos brasileiros. Cerca de 45% da população adulta já utilizou este meio de pagamento para realizar uma transação digital. É uma forma segura e eficaz de substituir transações como DOC e o TED, mas principalmente o dinheiro físico. Por enquanto, boa parte desses números se refere às transações entre pessoas. Mas aos poucos, o Pix vai ganhando espaço na relação entre consumidores e empresas, com vantagens que parecem promissoras para ambos os lados.
São 85 milhões de pessoas já registradas no sistema, além de 5,5 milhões de empresas. Lojas online que conseguem oferecer o Pix como um meio de pagamento, em média, já o tem como o terceiro meio mais importante, atrás apenas do cartão de crédito e do boleto.
O papel do Pix na inclusão financeira
Um dos principais benefícios do Pix é que ele inclui consumidores que não possuem conta bancária, o que corresponde a cerca de 45 milhões de brasileiros adultos. Esse grupo pode fazer transferências e pagamentos por meio de carteiras digitais, que possuem cadastro simplificado e, geralmente, são isentas de taxas de manutenção de conta.
“Todas as pessoas podem usar, até as pessoas que não possuem cartão de crédito ou até mesmo conta bancária. Basta ter uma carteira digital. Por isso, ele é promissor”, ressalta Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, em entrevista ao MoneyLab.
O impacto do Pix nos meios de pagamento
Muitos questionam se o Pix vai substituir o boleto bancário, um dos métodos de pagamento preferidos pelos brasileiros na hora de comprar online. Porém, o executivo destaca que o boleto continua sendo uma forma de pagamento importante.
“O Pix canibaliza um pouco de tudo: canibaliza um pouco do cartão de crédito, um pouco do boleto e bastante do cartão de débito”, explica.
Para Germer, a grande vantagem do Pix é que o pagamento instantâneo traz vendas adicionais às lojas. “As lojas que oferecem o Pix conseguem vendar mais simplesmente porque contam com uma forma de pagamento fluída, fácil de usar e inclusiva”, completa.
Soluções PagBrasil
A PagBrasil é referência em processamento de pagamentos digitais no País e trabalha para oferecer soluções que facilitem a implementação do Pix nas vendas digitais das empresas. Muitas lojas ainda não disponibilizam o sistema para os seus clientes por conta da complexidade da sua implementação.
“A PagBrasil se especializou em oferecer soluções para negócios online. Nossos clientes que utilizam a plataforma de e-commerce Shopify, por exemplo, não precisam contratar o banco, fazer o desenvolvimento, integrar a loja e depois fazer as adaptações necessárias para as transações. Nós oferecemos soluções prontas que podem ser implementadas em minutos”, destaca Germer.
Para quem não conhece, o Shopify é uma das principais plataformas de e-commerce no mundo. Para adicionar o Pix como forma de pagamento na loja Shopify, basta abrir uma conta na PagBrasil e obter o acesso ao aplicativo.
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Fonte: @InfoMoney