Se você está buscando alternativas para ganhar destaque em relação à concorrência e fidelizar seu público, adicione cupom de desconto no seu planejamento. Há muitos profissionais da área e donos de e-commerces que enxergam a prática como algo negativo — no caso, consideram a estratégia reduz a margem de lucro. Porém, vou apresentar neste artigo as vantagens e sugestões de uso.
O cupom de desconto pode ser o chamariz que faltava para o cliente finalmente realizar a compra.
Muito comum nos Estados Unidos, a prática de utilizar cupom de desconto vem crescendo significativamente no Brasil. Entretanto, não pense que o seu cliente só quer economizar. Por aqui criou-se a cultura de que a compra pela Internet é muito mais vantajosa. E é por isso que o consumidor sempre espera receber uma regalia.
Melhore a taxa de conversão
Se um cliente está na dúvida sobre realizar uma compra, um cupom de desconto pode virar o jogo. Ao aplicar a estratégia é importante você limitar o período para utilização. Isso porque com esse gatilho mental é possível motivar o consumidor a tomar a decisão de compra dentro de um curto prazo. Fazer promoções é importante para dar uma maior velocidade ao seu negócio. Lembre-se que, por consequência, o aumento de vendas vai aumentar a sua taxa de conversão e o seu faturamento. E ao colocar um valor mínimo para utilização, você ainda pode aumentar o seu ticket médio.
Recupere carrinhos abandonados
Pesquisas mostram que a taxa de abandono de carrinho no mundo todo é superior a 70%. Mesmo com esse número tão alto, poucos e-commerces usam ferramentas para tentar reverter a situação. Você pode enviar lembretes para os clientes através de SMS ou e-mail marketing, por exemplo, mas se essa mensagem estiver acompanhada de um incentivo, aumentam as chances de o cliente fazer a compra.
Acompanhe o resultado de influenciadores
Os influenciadores digitais são grandes aliados das vendas online. Seja produzindo conteúdo para apresentar um produto, com relatos sobre a experiência e até mesmo um antes e depois, é possível chegar mais perto do público. O que faz a prova social ser um fator decisivo para o comprador finalizar um pedido. Mas muitas vezes as dúvidas são sobre como mensurar o resultado das ações com influenciadores digitais. Personalizar um cupom de desconto vai ajudar você a acompanhar o engajamento de cada um e ver com quem a sua audiência tem maior identificação.
Motive o consumidor a fazer a primeira compra
Não é à toa que essa é uma fórmula muito usada. Oferecer um desconto para o usuário ter o primeiro contato com a sua loja é muito assertivo. Mas para valer a pena e você garantir que há chances do mesmo fazer negócio com você novamente, as próximas etapas devem corresponder às expectativas para evitar qualquer tipo de transtorno, como avaliações negativas ou estorno.
Aumente o engajamento
Se os seus clientes amam um descontinho, uma moeda de troca pode ser o engajamento nas redes sociais. Digamos que você vá fazer o lançamento de uma nova coleção ou quer apresentar um novo serviço, faça uma live e avise seus seguidores com antecedência que durante o evento será liberado um cupom especial para quem estiver assistindo. Outra alternativa é oferecer um desconto para quem responder um questionário, como uma pesquisa de satisfação.
--
Fonte: @E-commerce Brasil