O conceito de utilizar o omnichannel para potencializar as vendas de Natal vem ganhando bastante força nos últimos anos. Isso acontece porque essa estratégia está totalmente alinhada aos novos hábitos de compra dos consumidores.
No momento atual do mercado, fornecer uma experiência intuitiva, integrada e consistente entre as plataformas online e offline, se tornou uma tarefa imprescindível para quem deseja conquistar resultados expressivos durante datas comemorativas importantes do ano.
Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir o que é e como implementar o omnichannel em sua empresa, garantindo o cenário ideal para suas estratégias de vendas de Natal.
Afinal, o que é omnichannel?
De maneira resumida, o omnichannel visa integrar diferentes canais de venda e de atendimento de maneira inteligente, dinâmica e capaz de proporcionar a melhor experiência de consumo.
Ou seja, lojas físicas e virtuais não são mais tratadas como canais distintos ou concorrentes. Na realidade, eles se complementam em todos os eixos para oferecer possibilidades mais amplas para os clientes.
Para que você possa compreender como isso funciona na prática, confira o exemplo abaixo:
Um usuário acessa o seu e-commerce durante o período de vendas de Natal. A partir daí, ele identifica um produto que deseja adquirir e o coloca no carrinho.
O cliente finaliza a compra e escolhe como forma de entrega a “Retirada em Loja”. No e-commerce já estará disponível endereço e horários de funcionamento, facilitando a programação do consumidor para retirar o seu produto na unidade física.
Esse cenário só é possível por conta da aplicação do conceito de omnichannel.
Com isso, a loja garante que o cliente tenha a opção de viver uma experiência de consumo eficiente e completa, proporcionando mais agilidade na hora de fechar a venda.
E esse é apenas um exemplo para que você possa ter uma ideia do potencial desse conceito durante suas vendas de Natal.
Expectativas de vendas de Natal para 2021
A importância de aplicar o omnichannel no seu e-commerce será ainda mais intensificada para as vendas de Natal de 2021, principalmente se levarmos em conta as expectativas do mercado para a fase final do ano.
Segundo cálculos realizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a ocasião deve receber um aumento de 4,3% nas vendas em relação ao mesmo período de 2020.
Ou seja, estamos falando de uma movimentação de R$ 34,3 bilhões em consumo durante as vendas de Natal.
Com números tão expressivos, que contemplam tanto o comércio eletrônico quanto as lojas físicas, fica fácil entender porque essa integração é tão importante. Por isso, no próximo tópico, vou compartilhar diversas dicas para que você possa preparar a sua loja para um Natal Omnichannel.
5 dicas para as vendas de Natal omnichannel
-
Conheça as características do seu consumidor
Conhecer seus clientes de verdade é o primeiro passo para criar uma experiência omnichannel valiosa e potencializar as vendas de Natal.
É preciso estar a par de todas as características importantes da sua persona. Dessa forma, você será capaz de entender quem são, o que desejam e quais são suas preferências durante os processos de compra.
Para fazer isso, você pode disparar um e-mail com uma pesquisa para a base de leads que já comprou em sua loja virtual. Também é possível usar as ferramentas de análise do seu e-commerce, como o Google Analytics e o Google Search Console, para descobrir quais são os canais mais utilizados, tanto para acessar conteúdos quanto para realizar compras na sua loja virtual.
-
Tenha um e-commerce totalmente otimizado
Essa é uma das dicas mais importantes para garantir que esse processo funcione de verdade. Afinal, é necessário contar com um e-commerce que esteja pronto para ser integrado com diferentes canais.
Nesse sentido, investir em uma plataforma de e-commerce que esteja totalmente otimizada para o modelo omnichannel será uma ótima solução para aplicar esse recurso em seu negócio.
Também é importante ter certeza de que suas páginas estão todas adaptadas para os dispositivos móveis, já que as compras por meio de smartphones também estão se tornando cada vez mais frequentes.
-
Organize o seu SEO para as vendas de Natal
Essa dica está totalmente conectada com a sugestão anterior, pois é por meio do SEO que você poderá otimizar o seu e-commerce. Assim, seus clientes encontrarão a sua loja nos mecanismos de pesquisa.
Verifique se todas as páginas e funções do seu site estão operando perfeitamente, pesquise através do Google Trends ou do GoogleAds as palavras-chave que sejam mais compatíveis com o seu negócio e, a partir daí, aplique-as nos textos e nas descrições dos produtos da sua loja.
Com tudo isso alinhado, as chances da sua empresa aparecer nas primeiras posições das pesquisas relacionadas a vendas de Natal vão aumentar consideravelmente.Além do mais, certifique-se de que os dados da sua loja física também estão aparecendo corretamente nos resultados de busca, dessa forma, você garante que as informações sejam entregues de maneira atualizada para o seu consumidor.
-
Deixe seu estoque sincronizado
Unificar o estoque de todas as lojas (tanto online quanto físicas) também será uma etapa primordial para quem deseja utilizar alguns dos principais recursos do omnichannel nas vendas de Natal. Um exemplo é o que dei no começo do artigo, sobre a retirada no local, em que o cliente escolhe o produto desejado e conclui a compra no ambiente digital e, a partir daí, o assistente da loja prepara o item que será retirado presencialmente pelo comprador.
Essa é uma ótima oportunidade para oferecer condições especiais para seus consumidores durante as vendas de Natal, porém, para colocar isso em prática, é preciso que o estoque de todos os canais estejam devidamente integrados.
Por meio dessa dica, também é possível aplicar o Ship From Store, conceito em que a loja virtual utiliza o estoque da loja física para fazer envios de produtos comprados via e-commerce.
-
Aposte no QR Code
Além de ser uma tecnologia que caiu nas graças do brasileiro, o QR Code também se tornou uma ferramenta de vendas poderosa, que pode ser integrada em sua loja virtual antes do início das vendas de Natal.
Uma das formas mais simples de fazer isso, é inserindo o QR Code em diferentes espaços físicos da sua loja (seja nas paredes, totens, balcão, folders e etc). Dessa forma, o consumidor poderá apontar o smartphone para ser redirecionado até alguma promoção específica, ou mesmo para o seu e-commerce.
Para garantir números expressivos em suas vendas de Natal, é muito importante integrar as experiências online e offline. E, por meio do omnichannel, você poderá oferecer uma experiência completa que contemple todos os seus canais de venda, garantindo um contato mais dinâmico para seus consumidores.
-