Terça-feira: o melhor dia para o e-mail marketing

Postado por Visual Set em 03/02/2022

Num mundo cada vez mais digital, o volume de e-mails recebidos pelos consumidores não para de crescer. Na disputa pela atenção do público para a mensagem da sua empresa, quando seria o melhor momento para bater na porta da caixa de entrada do internauta? Segundo estudo da RD Station, às terças-feiras, logo no início da manhã, às 6h.

O foco do estudo foi observar o comportamento da taxa de abertura e da taxa de clique para 10 segmentos, encontrando, na média, os melhores dias e horários para o envio de e-mail marketing. A RD Station analisou 2,2 milhões de campanhas e 24,6 bilhões de e-mails enviados em ações que destinaram e-mails para, no mínimo, 30 leads. O período do estudo foi de janeiro de 2020 a outubro de 2021. A amostra do levantamento é o universo de 35 mil clientes em mais de 40 países da empresa de automação de marketing.

Terça-feira tem a melhor taxa de abertura da semana, com uma diferença de apenas 0,12% em comparação com a segunda-feira: 13,4% contra 13,28%. Até a quinta-feira, a taxa permanece com nível mais alto, apresentando tendência de queda na sexta-feira e no fim de semana. E-mails enviados aos sábados têm a menor média de taxa de abertura: 9,81%.

Negócios que atuam no mercado B2B, como empresas de software e indústria, têm taxa de abertura média acima de 11%, enquanto empresas B2C, como e-commerce e varejo, que possuem maior concorrência, apresentam média de abertura na casa de 7% ou 8%, respectivamente.

O fator tempo se mostrou relevante no quesito taxa de abertura – porcentagem de contatos que abriram determinado e-mail, levando em consideração o número de contatos que receberam. Nas primeiras 24 horas após o envio acontecem 75% do total de aberturas. Além disso, do total de pessoas que fazem a abertura de uma campanha de e-mail, 35% o fazem em até duas horas após o envio.

Terça-feira também é destaque quando o assunto é a taxa de cliques, porcentagem de contatos que clicaram em algum link no e-mail em relação ao total de e-mails entregues. Terça é o dia que lidera as taxas de clique para cinco dos 10 segmento analisados no estudo. Já a segunda é o melhor dia para quatro segmentos.

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