Em uma sociedade cada vez mais digital, o mundo corporativo na web adota avançadas tecnologias, como realidade aumentada, inteligência artificial e 5G. Hoje, mais do que criar uma loja virtual, o modelo passou a ser questão de sobrevivência para muitos negócios. Na pandemia, o Brasil testemunhou seu e-commerce atingindo patamares de faturamento recordes, ultrapassando R$ 161 bilhões em 2021, crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. O número de pedidos on-line aumentou 16,9% e saltou para mais de 353 milhões de entregas, de acordo com pesquisa da Neotrust.
Com valor médio por compra aumentando 8,6% em relação a 2020, atingindo em torno de R$ 455, o e-commerce já está preparado para potencializar sua fatia em 2023. Diante do cenário positivo, em 2025, as lojas on-line caminham para atingir 25% do total de vendas no setor de varejo. Portanto, é preciso começar agora a adotar estratégias para não ficar fora das tendências.
1 – Presenteie
Quem não gosta de receber presentes? Uma estratégia assertiva é oferecer mimos aos clientes. Após analisar seu público-alvo, é possível oferecer brindes de acordo com o valor da compra. Nesse modelo, os clientes ganham experiência personalizada quando o produto adquirido chega com uma embalagem carinhosa e perfumada e um presente especial. Para o comércio de joias, algumas dicas são make, nécessaire, pincéis de maquiagem, porta-joias, fone de ouvido, carregador portátil ou itens relacionados ao mundo da moda para usar com a joia. O mais importante é fazer o projeto com muito amor e usar a criatividade.
2 – Aposte em tecnologia
Estratégias são primordiais para o crescimento de uma empresa. Por isso, a tecnologia é uma parceria que não pode faltar nos processos. Com um e-commerce, é possível buscar sempre ferramentas para implementar sua loja on-line ou até mesmo suas redes sociais. Otimizar os processos é indispensável para alcançar resultados mais rápidos. Toda loja virtual precisa ficar atenta às ferramentas e soluções que estão surgindo e que serão fundamentais para os próximos anos. Adotar tendências será a chave para que em dois anos o mercado de vendas on-line chegue à casa dos US$ 6,5 bilhões em todo o mundo.
3 – Fique de olho no live commerce
Os lives commerces são fortes há anos fora do Brasil, principalmente na China. Aqui a tendência é que o modelo se popularize nos próximos anos, mas já é possível se adiantar, promovendo a apresentação de seus produtos em transmissões ao vivo. É um momento mágico para mostrar seu portfólio. Enquanto o cliente navega no e-commerce, o empreendedor está mostrando o produto e os benefícios. Hoje, as marcas já estão começando a olhar com carinho para essas modalidades em terras brasileiras.
4 – Invista em datas sazonais
Aproveitar as datas sazonais é fundamental para impulsionar as vendas. Ofertas temáticas e promoções nunca falham no comércio on-line. Neste momento, por exemplo, a sexta-feira mais quente do varejo está batendo à porta. A Black Friday é o momento em que os empreendedores têm que apostar em tudo. O ideal, claro, é testar as estratégias em campanhas menores até chegar às maiores com as ideias validadas para o segmento. Assim, quando se deparar com oportunidades decisivas, é possível apostar em ferramentas novas, processos otimizados e outras ações.
Vale lembrar que o Natal também se aproxima. Essas datas são a hora certa de juntar as melhores estratégias e campanhas feitas durante todo o ano para alavancar o faturamento e a presença de mercado.
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