A Samsung anunciou o lançamento do serviço Cadeado Galaxy no Brasil, para situações de roubo de celular, quando a pessoa precisa rapidamente bloquear o aparelho. Esta camada a mais de segurança tem um custo mensal e disponibiliza canais avançados de comunicação. O bloqueio acontece em questão de minutos, conforme demonstrado na sede da empresa, em São Paulo.
Eduardo Bastos é apresenta o Cadeado Galaxy na sede da Samsung em São Paulo (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
O Cadeado Galaxy complementa o que existe hoje na One UI e no Android de modo geral. O diretor de vendas corporativas Eduardo Santos explica ao Tecnoblog que o serviço pago conta com uma estrutura especial para funcionar de maneira veloz.
O bloqueio ocorre via IMEI principal do aparelho. Por trás da ferramenta está o Knox, solução de segurança cibernética da Samsung que está no mercado há uma década.
Como bloquear um celular pelo Cadeado Galaxy
Nas demonstrações, o Cadeado Galaxy mostrou-se realmente rápido na função de bloquear o telefone. É necessário que o consumidor acione o número de atendimento ao cliente ou acesse o site cadeadogalaxy.com.br. Será preciso informar o CPF e o PIN que autoriza o bloqueio.
Fluxo de ativação do Cadeado Galaxy num aparelho e aviso de bloqueio em outro (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
A Samsung ressalta que é necessário se inscrever previamente no programa, de modo que ele esteja habilitado caso ocorra o assalto do smartphone.
Requer internet
Outro ponto essencial de se considerar é que o Cadeado Galaxy requer acesso à internet – seja por Wi-Fi ou por rede de dados móveis. Digamos, por exemplo, que o bandido obtenha o smartphone da vítima e ative o Modo Avião. Na primeira vez que o dispositivo se conectar à web, ele será bloqueado.
Santos explica que foram realizados testes reproduzindo condições reais de furtos de telefone. Ele lembra que a Samsung oferece o bloqueio tradicional de telefone e a tecnologia do SmartThings, que consegue rastrear o telefone até mesmo quando está offline. O Cadeado Galaxy, portanto, seria um serviço extra.
O Cadeado Galaxy querer Android 10 ou superior, sistema original Samsung, que o aparelho tenha sido fabricado no Brasil e que ele não esteja vinculado a alguma outra gestão corporativa (algo comum em grandes empresas).
Quanto custa o Cadeado Galaxy?
Conforme mencionamos, trata-se de uma ferramenta online paga. A maioria dos consumidores de smartphones de ponta da Samsung serão isentos de mensalidade durante dois anos.
Confira na tabela abaixo:
O preço tabelado é de R$ 39,90 por um ano ou de R$ 59,90 por dois anos. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou Pix.
--