O marketing digital tem estratégias e ferramentas para você alcançar bons resultados e reforçar a presença digital da sua marca e do seu e-commerce.
Hoje, a internet faz parte da vida das pessoas, que a utilizam para se divertir, relacionar-se e também para fazer compras. Os consumidores estão on-line, ainda que tenham preferência pela loja física, já que alguns preferem ver e manusear o produto antes da compra.
No entanto, mesmo indo à loja física, eles acabam recebendo uma influência do mundo on-line. Com a facilidade de acesso à internet em celulares, os consumidores se habituaram a fazer pesquisas on-line sobre produtos e serviços. Segundo a Hedgehog Digital, 93% dos brasileiros realizam buscas on-line antes de comprar.
E não podemos nos esquecer dos clientes que compram, exclusivamente, on-line. Seja pela comodidade de receber o produto em casa, sem pegar transporte público ou procurar estacionamento, seja pela praticidade de realizar uma compra com poucos cliques, de maneira rápida, sem enfrentar filas.
O marketing digital tem estratégias para todos os perfis de consumidores. Por meio de uma estratégia de comunicação personalizada e direta, nos momentos de interesse do consumidor, ele aumenta a presença digital do seu e-commerce, gera autoridade da sua marca, engaja sua audiência e direciona suas ações. Tudo isso pode ter como resultado o aumento dos seus clientes e das suas vendas.
Pensando no sucesso que o seu e-commerce pode alcançar, separamos 10 dicas de marketing digital para você conhecer e aproveitar:
- Pesquise, organize e elabore um plano de negócio. Sabendo os seus objetivos, metas e ações de curto, médio e longo prazo, você pode direcionar melhor os seus recursos e estratégias de marketing digital.
- Profissionalize e otimize a navegação do seu site ou loja virtual.Invista em segurança e mostre isso para o seu cliente. Publique informações precisas e depoimentos de clientes. Seu site precisa ter um design responsivo, com velocidade de carregamento e versão mobile, por exemplo.
- Valorize o seu produto com descrições detalhadas, fotos com boa qualidade, precificação correta e sugestões de uso.
- Entenda e utilize corretamente a jornada do consumidor. O funil de vendas é um modelo genérico que você pode tomar como base para definir ações, observando o momento do seu cliente no funil. De modo geral, as etapas do funil de vendas são: Descoberta, Consideração e Tomada de Decisão. Lembre-se de que a jornada do consumidor nem sempre é linear e que o funil é um modelo generalista. O ideal é que você conheça o perfil do seu cliente.
- Invista em marketing de conteúdo para se relacionar e captar leads. O marketing de conteúdo é o momento de mostrar que o seu e-commerce tem autoridade e está por dentro das tendências e novidades. Você pode investir nas redes sociais ou criar um blog.
- Utilize o e-mail marketing, principalmente para manter um relacionamento com seu cliente. Mostre que ele tem exclusividade e recebe primeiro as suas ofertas e promoções, por exemplo.
- Conheça e utilize os gatilhos mentais na sua estratégia para ajudar o seu cliente a decidir pela compra. Os gatilhos mentais são ações que provocam uma emoção ou uma reação no seu cliente. Você pode usar gatilhos de escassez, avisando no e-mail marketing, por exemplo, que a promoção está perto do fim ou que os produtos estão se esgotando.
- Utilize estratégias de otimização do seu site nos mecanismos de pesquisa. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias que dão mais visibilidade para o seu site nos buscadores on-line, como o Google. Por exemplo, você pode detalhar as descrições dos seus produtos com palavras-chave, que são aquelas que as pessoas usam nos buscadores na hora da pesquisa.
- Não se esqueça de proporcionar ao seu cliente uma excelente experiência pós-venda. Você pode manter essa experiência positiva do pós-venda com uma boa estratégia de marketing digital para as suas redes sociais, por exemplo.
- Monitore seus resultados com as métricas e relatórios que as ferramentas de marketing digital disponibilizam. Somente visualizando todo o processo, com dados, é possível descobrir lacunas e verificar quais as estratégias que precisam ser adequadas.
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