O comércio eletrônico brasileiro registrou um crescimento de 12,5% em 2018, segundo pesquisa do Perfil do E-commerce Brasileiro, divulgada em maio. Mas os levantamentos que apontam a expansão no setor revelam também a preocupação com a segurança nas redes. Em 2015, 20% dos e-commerces tinham SSL, o cadeado que indica que o site é seguro; hoje, são mais de 74%, segundo a pesquisa encomendada pelo PayPal Brasil à BigData Corp.
Mas o que é o SSL? A sigla é a abreviação de Secure Socket Layer, que descreve o mecanismo de criptografia voltado para a segurança de dados compartilhados na web. O SSL é o nível mais básico de segurança de um site e existem pelo menos cinco motivos pelos quais você deve instalar o certificado no seu e-commerce.
1. Os usuários buscam por sites seguros…
Com o certificado SSL, a URL do site passa para o formato HTTPS. Na prática, é como se o mecanismo misturasse informações importantes como uma espécie de baralho, impedindo que hackers e outros criminosos consigam decifrar esses dados. Mas não são só as grandes empresas que precisam de SSL. O sistema de proteção, sinalizado por um cadeado verde no lado superior esquerdo da tela, indica segurança para navegação e troca de informações na rede. Os usuários buscam navegar em sites que sejam seguros. Afinal, quando o público não confia na informação, ele fica com receio de compartilhar qualquer dado e o site perde a credibilidade. E os próprios navegadores de internet passaram a notificar sobre páginas inseguras. Por isso, o SSL é um quesito importante quando se trata de e-commerce.
2. E o Google também.
O Google também privilegia sites seguros. O sistema de buscas vem apontando o quesito segurança como prioritário na ferramenta de busca. Garantir a segurança do site é um meio, inclusive, de buscar um bom posicionamento nos portais de pesquisa e de garantir credibilidade frente aos usuários.
3. O certificado SSL não exige grande investimento.
A instalação do certificado não é cara. Sites hospedados na HostGator, por exemplo, contam com o benefício em sua versão básica sem custos adicionais. Portanto, há casos em que você não terá custos extras para garantir a validação do nível de confiança do seu domínio e agregar credibilidade para o seu site e usuários.
4. A instalação para a certificação é fácil.
Para instalar o SSL é fácil e o fornecedor de hospedagem pode ajudar. No caso da HostGator, basta acessar a área do cliente, selecionar o menu segurança e solicitar o SSL. Em seguida, é só informar a URL do site e esperar a liberação, que chega via email. Quando a instalação for ativada, o site passa a ser automaticamente exibido em HTTPs.
5. Há funcionalidades disponibilizadas apenas para portais certificados.
Há algumas funcionalidades que só são disponibilizadas para portais que possuem certificação SSL. Portanto, você só conseguirá usar alguns recursos de APIs (Application Programming Interface) voltados para atrair a atenção, direcionar o público ou até melhorar o posicionamento do site nas buscas, se tiver o certificado SSL.
No fim das contas, bons motivos para incluir a certificação no seu e-commerce não faltam.
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Fonte: E-commerce News